Memorial

Carmelita Dantas Cartaxo

Memorial

Carmelita Dantas Cartaxo

Uma Vida de Amor e Vitórias

Origem

Carmelita Cartaxo / Foto: Acervo da família

Carmelita Dantas Cartaxo nasceu em 5 de janeiro de 1922. Foi a primeira filha do casal José Dantas Estrela Cartaxo e Olindina Marques Cartaxo, domiciliados na Praça Nossa Senhora de Fátima, Centro, Cajazeiras-PB. Ao longo dos anos seguintes, o casal teve mais nove filhos: Sinval, Aldeíde (Deíde), Antônio, Solon, Maria Gisalda (Dadinha), Aroldo, José Ribamar, Maria Lisieux e João Bosco. 

Carmelita foi fruto do quarto casamento de José, e do segundo casamento de Olindina. Dos relacionamentos anteriores de seus pais, teve por parte de pai os irmãos: Joaquim, Otacílio, Rosa, Santino, Rosália e Valdemar, e por parte de mãe: Carlos.

Além do amor que tinha pelos pais, considerava Ana Peba, a governanta da casa, a quem chamava carinhosamente de Aninha, uma segunda mãe. Aninha era tida como uma pessoa da família e findou seus dias junto a eles.

Ainda morando na Praça Nossa Senhora de Fátima e estudando no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde concluiu o sexto ano, Carmelita fez muitas amizades que duraram para toda a vida com Rosicler Martins (Quezinha), Erotildes, Nadir Marques, entre outras, as quais considerou como verdadeiras confidentes.

Casamento

Em 28 de setembro de 1944, casou-se com Domingos Dantas Cartaxo, e dessa união nasceram seus oito filhos: Wilton, José Willams, Wtemberg (Bebé), Maria Laurecy, Francisca (Laureny), José (Betinho), Domingos Wayne e Francisco Weber. O casamento durou pouco mais de 46 anos, e chegou ao final em 12 de maio de 1991, com o falecimento de Domingos. Mesmo após a partida do esposo, Carmelita continuou a usar a aliança até o último dia de sua vida.

Personalidade

Carmelita sempre foi muito extrovertida, e adorava dançar. Também era muito vaidosa, tinha um enorme cuidado com sua aparência, e só saía bem-arrumada de casa.

Carmelita Cartaxo / Foto: Acervo da família
Carmelita e Jamio / Foto: Acervo da família
Willians, Maria, Carmelita, Laureny e Jamio / Foto: Acervo da família
Carmelita e Teresa Cavalcante / Foto: Acervo da família

Vivia rodeada de pessoas devido ao seu carisma, sua empatia e seu coração puro. Era muito caridosa e não media esforços para ajudar a quem precisasse, o que se tornou uma marca em toda a sua vida.

Profissão

Começou a costurar desde cedo. Uma mãe exemplar que, com sua profissão, não mediu esforços, fez da máquina de costura seu maior instrumento para conseguir dar estudos e tudo que os filhos precisassem. Um exemplo de mulher e mãe, uma verdadeira heroína.

Máquina de costura de Carmelita Cartaxo / Foto: Mont'Saint
Máquina de costura de Carmelita Cartaxo / Foto: Mont'Saint

Gosto Culinário

Carmelita se destacava na cozinha, cozinhava com amor e fazia pratos maravilhosos. Na sua casa, aos domingos, não podia faltar uma galinha de capoeira cozida e o pirão feito do caldo da galinha. Doceira de mão-cheia, fazia doces deliciosos, como doce de leite, doce de caju, doce de banana, doce de gergelim, entre outros. Tinha um enorme apreço por café. Já era de costume o cafezinho após o almoço e o jantar. Familiares lembram com carinho: “ela, de instante em instante, abria a panela e beliscava uma coisinha”. 

Registro feito no dia 19 de abril de 2019 (Sexta-feira Santa). Na ocasião, Carmelita recebeu a visita de Bebé e família / Foto: Acervo da família

Religiosidade

Católica e muito presente nos eventos da igreja, fazia questão de ir à missa aos sábados e aos domingos de manhã.

Padre Sílvio e Carmelita Cartaxo / Foto: Acervo da família
Carmelita e Laureny / Foto: Acervo da família
Carmelita Cartaxo / Foto: Acervo da família

Usou uma medalha de Nossa Senhora do Carmo (santa de sua devoção) até o dia de sua partida.

Estátua de Nossa Senhora do Carmo, que pertencia a Carmelita Cartaxo / Foto: Mont'Saint
Medalha de Nossa Sra Do Carmo, que pertencia a Carmelita Cartaxo / Foto: Mont'Saint

O terço mariano fazia parte da sua rotina diária, assim como várias outras rezas. Carmelita era uma mulher de muita fé.

Imagem de Santa Rita, local onde Carmelita costumava rezar / Foto: Mont'Saint
Terço que Carmelita ganhou de sua neta, Rachel Cartaxo / Foto: Mont'Saint

Hobbies

Gostava de jogar baralho, porém seu passatempo favorito, eram as palavras-cruzadas. Chegava a preencher até 10 revistas por semana.

Também gostava bastante de ler e era grande apoiadora dos artistas regionais, fazendo-se presente nos eventos de lançamentos de livros na sua cidade (Cajazeiras-PB).

Carmelita em seu passatempo preferido: palavras-cruzadas / Foto: Acervo da família
Alguns dos seus livros / Foto: Mont'Saint

Vida Social

Convidada para todos os eventos sociais da cidade, era comum vê-la nas festas, cheia de alegria e sempre bem-arrumada. Mesmo próximo à sua partida, ainda ia às festas e independentemente do horário, ficava até o final.

Registro feito no Casamento de sua sobrinha Analyne. Além de Carmelita e Analyne, estão também na foto: Gorete Cartaxo e Laureny / Foto: Acervo da família

Seus aniversários eram comemorados em grande estilo, e como era uma mulher de fé, além da recepção para os convidados, também era celebrada uma missa em sua homenagem.

Aniversário de 80 Anos

Missa

Celebrada às 19h do dia 5 de janeiro de 2002, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, em Cajazeiras – PB, pelo Padre Agripino, a missa em homenagem aos seus 80 anos.

Recepção

A recepção aconteceu logo após a missa, no Clube Campestre Cajazeirense, em Cajazeiras – PB. Uma noite de muitas alegrias e fortes emoções, onde Carmelita recebeu homenagens por depoimentos de amigos e familiares. Uma ocasião inesquecível, como podemos ver no vídeo abaixo.

Aniversário de 90 Anos

Missa

Celebrada às 19h do dia 5 de janeiro de 2012, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, em Cajazeira – PB, pelo Padre Francivaldo, a missa em homenagem aos seus 90 anos. 

Recepção

A recepção aconteceu logo após a missa, no Cajazeiras Tênis Clube, em Cajazeiras – PB. E, como de costume, mais uma festa lindíssima, a altura da anfitriã.

Aniversário de 94 Anos

Missa

Celebrada às 19h do dia 5 de janeiro de 2016, na Chácara de Angélica Coelho, em Cajazeiras – PB, pelo Padre Miguel, a missa em homenagem aos seus 94 anos.

Recepção

Logo após a missa, ainda na chácara de Angélica Coelho, houve a recepção para os convidados e, dessa vez, não foi diferente: uma noite agradável e cheia de emoções.

Aniversário de 98 Anos

Café da Manhã

Na manhã do dia 5 de janeiro de 2020, houve um café comemorativo em sua residência, em Cajazeiras – PB, como é possível conferir no vídeo abaixo.

Missa

Celebrada às 19h do dia 5 de janeiro de 2020, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, em Cajazeiras – PB, a missa em homenagem aos seus 98 anos pelos Padres Neto e Francivaldo.

Recepção

A recepção aconteceu logo após a missa, no Geandra Recepções, e mais uma vez, uma noite de muitas alegrias e emoções.

Despedida

Carmelita sempre foi uma mulher saudável, sem histórico de enfermidades. Seu maior desejo, para o dia em que sua partida chegasse, era de que esta fosse desprovida de sofrimento, sem dar trabalho a ninguém, e em suas orações rogava por isso à Nossa Senhora. Seu genro, Jamio, com quem tinha uma relação de mãe e filho, sempre dizia: “Segura a barra, Dona Carmelita, que vamos comemorar o seu centenário”, e ela, dizia: “Êêê, Jamio, só tu que acredita nisso, eu acho que não vou chegar lá, não”. Parecia até estar pressentindo, e passados quase 5 meses do seu aniversário de 98 anos, em 1 de junho de 2020, teve diverticulite (inflamação ou infecção em uma ou mais das pequenas bolsas do trato digestivo). Esteve consciente em todos os momentos. Em 4 de junho, rezou a noite inteira, no seu quarto, rodeada pelos filhos e entes mais próximos, lúcida e conversando com todos, mas, suavemente, sua voz foi ficando mais branda até que falou: “Chegou a minha hora”, e nos deixou às 7:00h da manhã do dia 5 de junho de 2020. 

Quarto de Carmelita Cartaxo / Foto: Mont'Saint

Descendentes

Ao longo dos seus 98 anos, Carmelita foi: mãe, avó, bisavó e trisavó. Conheceu em vida, além dos seus 8 Filhos, 19 netos: Alexandro e Anna Karina, filhos de Wilton; Willians, Rachel e Priscila, filhos de Willams; Aline, Marcelo, Ricardo e Amanda, filhos de Bebé; Thyciara, Thyciano e Thalissa, filhos de Laurecy; Ana Beatriz, filha de Laureny; Jonattas Weyder, Johnberg e Jonisson, filhos de Betinho; Jefferson e Crislândia, filhos de Wayne; e João Lucas, filho de Weber. 20 bisnetos: Felipe, Victor e Beatriz, filhos de Alexandro; Rebeca, Mariana e Lívia, filhos de Willians; Pedro Lucas e Mateus Artur, filhos de Rachel; Wtemberg Neto, Ana Amélia e Eduarda, filhos de Aline; Kaian e Killian, filhos de Marcelo; Ana Lívia e Lis Maria, filhos de Ricardo; Brando Neto e Ameline, filhos de Amanda; Thayla Maria, filha de Thyciara; Maria Rita e José Benício, filhos de Thalissa. E um trineto: Otto, filho de Wtemberg Neto.

Depoimentos

Galeria de Fotos

Em pé: Thalissa e Laureny. Sentados: Carmelita e seus sobrinhos: Severino Cartaxo, Fátima Cartaxo e Crisantina Cartaxo / Foto: Acervo da família
Carmelita e sua sobrinha Valdeíde Cartaxo / Foto: Acervo da família
Padre Agripino e Carmelita / Foto: Acervo da família
Rômulo Alencar e Carmelita / Foto: Acervo da família
José Moura, Carmelita e Laurecy / Foto: Acervo da família
Edileusa, Jamio, Laureny, Bebé, Cleonice e Carmelita / Foto: Acervo da família
Naninha, Carmelita, Glória e Fátima / Foto: Acervo da família
Wilton, Laureny, Willams, Carmelita, Wayne, Laurecy e Bebé / Foto: Acervo da família
Jamio, Ana Beatriz, Carmelita e Laureny / Foto: Acervo da família
Bebé, Laureny, Carmelita e Laurecy / Foto: Acervo da família
Carmelita, Solange, Alci e Teresa / Foto: Acervo da família
Anderson Cartaxo e Carmelita / Foto: Acervo da família
Laureny, Carmelita e Teresa Cavalcante / Foto: Acervo da família
Carmelita, Fátima e Jamio / Foto: Acervo da família
Carmelita, Laureny, Crisantina e Fátima / Foto: Acervo da família
Porcina Abrantes, Carvalho e Carmelita / Foto: Acervo da família
Carmelita, Laurecy, José Moura, Thyciano e Thaylha / Foto: Acervo da família
Ananias Gonçalves, Carmelita e Aparecida / Foto: Acervo da família
Helio Cavalcante e Carmelita / Foto: Acervo da família
Anderson Costa, Crisantina Cartaxo, Maria Helena, Alexandre Costa e Carmelita / Foto: Acervo da família
Jamacir, Patrícia e Carmelita / Foto: Acervo da família
Laureny, Carmelita e Jamio / Foto: Acervo da família

Memorial MONT'SAINT

Para acessar outros memoriais, clique no botão abaixo.

Responsável pelo conteúdo da página:

Francisca Dantas Cartaxo Ribeiro

Produção Geral:

MONT’SAINT

Faça uma Homenagem

Quer eternizar a memória de alguém especial? Esse é o lugar certo para isso. Homenageie seu ente querido e preserve sua história para que seja lembrada por todos. Clique no botão abaixo para entrar em contato e descobrir como contratar nossos serviços e criar uma homenagem personalizada e significativa, mantendo viva a memória daqueles que amamos.